• projetoincentivo2015
  • interprogramas banner 2016
  • zika banner sitetv
  • PROJETO DOC 2016

      [ Voltar ]

01/04/14 - Unaerp em parceria com o Canal Futura recebe estudantes de jornalismo da Europa

A TV Unaerp e o Curso de Jornalismo em parceria com o Canal Futura realizam o projeto Brasil Além com a instituição holandesa LOKAAMONDIAAL, que atua na área de formação de estudantes de jornalismo. O objetivo é criar grupos de estudantes de diferentes lugares do mundo para a produção de matérias jornalísticas. Aleksandrina Georgieva da Bulgária, Thiago Tadeu da Silva, do Rio de Janeiro e o aluno de jornalismo da Unaerp, Marcílio Spositon formaram uma das equipe desse Projeto em Ribeirão Preto.

No total serão formados sete trios de estudantes de jornalismo que irão ao longo desse ano viajar para sete cidades onde a TV Futura tem parceria com TVs Universitárias: Belém (PA), Ilhéus (BA), Novo Hamburgo (RS), Ouro Preto (MG), Umuarama (PR), Rio Branco(AC) e Ribeirão Preto(SP). “Para realizar as gravações, estudantes da Europa virão ao Brasil para encontrar estudantes do Rio de Janeiro e também das sete cidades escolhidas, e a Unaerp em Ribeirão Preto foi escolhida em virtude do histórico e da parceira entre o Canal”, conta José Brito Cunha, um dos responsáveis pela organização do Projeto Brasil Além.

O Projeto consiste na realização de reportagens para TV e internet (em português e inglês) por jovens estudantes. Serão três momentos de gravação: março (pós-carnaval), junho (Copa do Mundo) e setembro (eleições). “Participar de um Projeto internacional dessa natureza representa uma enorme troca de experiências entre os estudantes de jornalismo, e isso, fortalece cada vez a nossa profissão no sentido de possuir uma linguagem universal sem deixar de priorizar as culturas regionais”, diz a coordenadora da TV Unaerp Flávia Martelli.

Os estudantes passaram por várias etapas, como pesquisa, produção e edição. Cada um produziu uma matéria individual e um trabalho em conjunto. Uma das matérias foi sobre o setor sucroalcooleiro, realizada pela aluna na Bulgária Aleksandrina, que se surpreendeu com a diversidade da cultura da cana-de-açúcar. “Aprendi que a cana-de-açúcar hoje é também uma solução energética para o país”, revela a aluna.

Para o estudante Marcílio, que produziu a reportagem sobre o chope e a cerveja de Ribeirão Preto, a experiência proporcionou a possibilidade de conhecer alunos de jornalismo de outros países. “A diferença das culturas é algo muito engraçado e tivemos que nós adaptar, e acredito que essa integração foi que ajudou em todas as etapas que passamos juntos”, diz.

Thiago, que ajudou na produção da matéria sobre os preparativos da Copa do Mundo em Ribeirão Preto, concorda com Marcílio, que a equipe conseguiu fazer um bom trabalho apesar das diferenças culturais. “Só tenho a agradecer, afinal, essa convivência me ajudou a conhecer outras realidades não só locais como de outros países”, fala.

Segundo Aleksandrina, a viagem foi positiva. “Trabalhar como repórter no Brasil me ajudou a aprender muito sobre mim e sobre o povo brasileiro”, explica a estudante que ainda complementa, “foi um prazer fazer parte da equipe de Ribeirão Preto, eu gostaria de fazer isso novamente.”

 hungria

Equipe Brasil Além na TV Unaerp: Aleksandrina Georgieva(Bugária), Marcílio Spositon

(Ribeirão Preto) e Thiago Thadeu da Silva( Rio de Janeiro)

Localização

FanPage

Parceiros

  • ABTU
  • futura
  • COMUNICAÇÃOSOCIAL
  • unaerps