• projetoincentivo2015
  • interprogramas banner 2016
  • zika banner sitetv
  • PROJETO DOC 2016

      [ Voltar ]

01/07/14 - Unaerp recebe em junho mais estudantes de Jornalismo da Europa e do Rio de Janeiro

O material produzido em Ribeirão Preto terá circulação internacional

A TV Unaerp e o Curso de Jornalismo em parceria com o Canal Futura realizam o projeto Brasil Além com a instituição holandesa LOKAAMONDIAAL, que atua na área de formação de estudantes de jornalismo. O objetivo é criar grupos de estudantes de diferentes lugares do mundo para a produção de matérias jornalísticas. Em março, três alunos formaram o primeiro time em Ribeirão Preto, uma aluna da Bulgária, um do Rio de Janeiro e um aluno de jornalismo da Unaerp.

No total foram formados sete trios de estudantes de jornalismo que estão viajando para sete cidades onde a TV Futura tem parceria com TVs Universitárias: Belém (PA), Ilhéus (BA), Novo Hamburgo (RS), Ouro Preto (MG), Umuarama (PR), Rio Branco (AC) e Ribeirão Preto(SP). “São estudantes da Europa interagindo com estudantes do Brasil de sete cidades escolhidas, e a Unaerp em Ribeirão Preto foi uma delas, em virtude do histórico e da parceira entre o Canal”, conta José Brito Cunha, um dos responsáveis pela organização do Projeto Brasil Além.

O Projeto consiste na realização de reportagens para TV e internet (em português e inglês) pelos jovens estudantes. São três momentos de gravação: em março (pós-carnaval) ocorreu a primeira etapa, em junho durante a Copa do Mundo foi realizado o segundo momento, e agora em setembro próximo o Projeto será finalizado com a última equipe. “Participar de um Projeto internacional dessa natureza representa uma enorme troca de experiências entre os estudantes de jornalismo, e isso, fortalece cada vez a nossa profissão no sentido de possuir uma linguagem universal sem deixar de priorizar as culturas regionais”, diz a coordenadora da TV Unaerp Flávia Martelli.

Cada time, composto por três alunos, produz uma matéria em conjunto além de uma individual.  Nessa segunda etapa, uma das matérias foi sobre o Aquífero Guarani. “Nós produzimos em grupo esse trabalho e aprendi muito, porque não imaginava a dimensão do Aquífero e quais os problemas hoje enfrentados com a questão do futuro da água no nosso planeta”, diz Giovanna Arduíno, aluna da Unaerp.

Para o estudante de jornalismo da Bulgária Milen Nikolov, conhecer a vida do jogador Sócrates foi além das expectativas. “Tinha tanto material, que daria para fazer um documentário”, fala.  Milen conta ainda que quando chegar ao seu país pretende publicar as entrevistas que fez no Brasil via online.

Segundo a estudante do Rio de Janeiro Thais Sannas, que produziu a reportagem sobre a falta de placas de sinalização de ruas e avenidas de Ribeirão, mostrando o exemplo de cidadania de um aposentado que há dez anos faz placas manualmente para tentar resolver o problema, a experiência proporcionou a ela momentos importantes de troca de conhecimento e mais ainda “fiz grandes amigos aqui em Ribeirão Preto, sentirei saudades desses momentos”, conta a estudante.

 

 

 

fototime 2  menor

Localização

FanPage

Parceiros

  • ABTU
  • futura
  • COMUNICAÇÃOSOCIAL
  • unaerps