• projetoincentivo2015
  • interprogramas banner 2016
  • zika banner sitetv
  • PROJETO DOC 2016

      [ Voltar ]

17/08/15 - Alunos de Jornalismo da Unaerp exibem documentário na USP Ribeirão

Dia 19 de agosto, a partir das 9 horas, o documentário “Eterna” produzido por alunos do Curso de Jornalismo da Unaerp será exibido na Escola de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto.

O curta metragem, produzido dentro do Projeto DOC 2015, é desenvolvido na disciplina de telejornalismo do Curso e traz a temática do câncer de mama por meio de depoimentos de mulheres que já enfrentaram a doença.

“O documentário foi uma forma que encontramos de mostrar que o câncer de mama é um problema possível de ser enfrentado e superado pelas mulheres”, conta Marcela Baggini, idealizadora e uma das produtoras do ‘Eterna’. “São histórias de superação que nos mostram que ser eterna vai muito além do significado da palavra”, afirma.

O convite foi feito pelo REMA, grupo que atende mulheres mastectomizadas de Ribeirão Preto e região, que participou do documentário por meio de depoimento de pacientes como Lívia Hernandes. “Acredito que é essencial a abordagem de temas como o câncer em documentários, escolas, cursos e universidades, de modo que todas estejam conscientes de que podem e devem cuidar de seu corpo.”

O Projeto DOC, realizado desde 2007 pelo curso de Jornalismo da Unaerp,  é uma oportunidade do aluno trabalhar com outras linguagens dentro do jornalismo. “Aprendi a ver a profissão com outros olhos e espero que tenhamos deixado um lindo exemplo de vida para todas as mulheres que sofrem desse mal”, diz Maristella Coutinho, outra produtora do curta.

Com entrevistas de especialistas da área, como o psicólogo Leonardo Borges e o oncologista Diocésio Andrade, ‘Eterna’ foi realizado no primeiro semestre de 2015 pelos alunos Antonio Augusto Luppi, Fernanda Jorente, Lucas Borella, Marcela Baggini e Maristella Coutinho sob supervisão da professora Flávia Martelli. “O Projeto DOC, desde sua criação há 11 anos, já produziu 28 vídeos, 10 deles finalista em mostras e concursos nacionais e quatro premiados. Em 2014, ganhou o primeiro lugar na 8º Edição Fest Aruanda, um dos principais festivais da área”,  conta a professora e coordenadora da TV Unaerp, Flávia Martelli.

“É uma etapa importante do nosso Curso, porque são trabalhos que levam à reflexão, além de promover um jornalismo com profundidade e ética”, afirma o coordenador do Curso de Jornalismo Gil Santiago.

A exibição do curta metragem “Eterna” é aberta ao público, gratuita, e será realizada na sede do REMA, que fica no prédio da EERP, no campus da USP de Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3.900. 

 

Sinopse: “Eterna”

 

Qual reação o câncer causaria em você? O documentário “Eterna” retrata histórias de mulheres que sabem a resposta para essa pergunta. Por meio de depoimentos emocionantes entenda o que é a doença e como ela pode transformar vidas.

 

Equipe de alunos: Marcela Baggini, Maristela Coutinho, Antonio Augusto Luppi, Fernanda Jorente Lorencini, Lucas Borella

Localização

FanPage

Parceiros

  • ABTU
  • futura
  • COMUNICAÇÃOSOCIAL
  • unaerps